No próximo sábado (15), o Terceiro Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC), completa 60 anos de sua fundação na cidade de Picos. Na manhã desta terça-feira (11), foi realizado uma Missa em Ação de Graças pelo aniversário, na Paróquia de São Francisco de Assis, no bairro Junco.

Momento da missa na igreja São Francisco de Assis, no bairro Junco – Foto: Wesley Monteiro

A Santa Missa foi celebrada pelo Padre Sebastião Santos. A banda do 3º BEC  executou os hinos do Brasil, Exército, BEC ,dentre outros. Toda a corporação se fez presente, além de dois comandantes com suas respectivas famílias, o Comandante que esta saindo, Coronel Emerson e o atual comandante Tenente Coronel Marcus Bastos Lopes.

As festividades  tiveram inicio no dia 01 de julho e segue até o final do ano, com plantações de mudas, com apoio dos Pelotões Mirins da cidade de Picos, missas, cultos, reuniões espiritas e instruções em universidades particulares. O Tenente Coronel Marcus Bastos Lopes, comandante do 3º BEC, fala sobre  a importância do batalhão para a cidade de Picos.

“O batalhão trabalha em obras de engenharia, realizando missões subsidiárias, através de construções de estradas, serviços de engenharia, perfurações de poços e construções de barragens, ao logo desses 60 anos, o batalhão tem trabalhado aqui no nordeste, inicialmente em Campina Grande (PB) e Natal (RN), depois na microrregião de Picos. Então essa é a história do  3º BEC que a gente está comemorando os 60 anos em 2017” ressalta o Coronel.

Tenente Coronel Marcus Bastos Lopes, Comandante do 3º BEC em Picos – Foto: Josimar Santana

O Terceiro Batalhão de Engenharia de Construção, ao longo do tempo de atuação na macrorregião de Picos, já contribuiu de varias formas para o crescimento econômico, como a construção dos asfaltos das BRs 020, 316, 407, a barragem de Bocaina, entre outras. Também com obras para tentar resolver os problemas da seca na região.

Sobre a programação dos 60 anos de fundação , o Tenente coronel Lopes, relata que as atividades já vem sendo pensadas desde quando o batalhão comemorou os 59 anos. “Desde o ano passado, quando nós comemoramos os 59 anos de criação, a gente já vem planejando essas atividades para esse ano. Nós preparamos inicialmente as atividades com cultos religiosos. Ao logo desse ano, vamos ter outras atividades internas no batalhão, como jornada interna, olimpíadas, criação do espaço cultural e para servidores civis”, frisa.

Momento da benção final – Foto: Wesley Monteiro

Breve História do 3º BEC

O 3º Batalhão de Engenharia de Construção comemora o seu aniversário de criação no dia 15 julho de 1945. Em 19 janeiro de 1955, pelo Dec nº 36.787, foi criado o 3º BEC, originário do 7º BEC, com sede em Campina Grande-PB e, depois, em Natal-RN.

Pelo Dec. 67.423, de 20 outubro de 1970, sua sede foi transferida para Picos – PI, onde se encontra até hoje. Conforme Port Min Nº 563, de 13 Outubro 2000, foi concedido ao 3º BEC, o Estandarte Histórico e a denominação “BATALHÃO VISCONDE DA PARNAÍBA”, em homenagem ao Brigadeiro Manuel de Sousa Martins, proclamador da adesão do Piauí à Independência do Brasil, consolidando, assim, os laços desta OM com o hospitaleiro povo piauiense.

Até 1980 o seu trabalho era exclusivamente o de Construção de estradas. Por imposição da situação econômica do País, teve que mudar a filosofia de trabalho, passando a construir barragens, poços artesianos, realizando até obras de irrigação.

Confira a programa para o sábado (15)

Foto: Divulgação

Responder