Olá minhas Divas Marombas,

Essa semana na coluna Antenada vamos continuar falando de saúde. Chega de desculpas! Vamos derrubar os pretextos mais comuns que alimentam o sedentarismo, cessar a auto-sabotagem e incluir de uma vez por todas a atividade física na rotina.

O ambiente da academia não me agrada

Se a sala fechada e barulhenta for o que perturba, busque as chamadas academias sustentáveis, que possuem mais áreas verdes e iluminação natural – e oferecem, inclusive, aulas a céu aberto. Fugir das grandes redes (em geral superlotadas) também é uma opção. Já para quem se incomoda com olhares masculinos, há academias só para mulheres. Para escapar totalmente de ambientes de malhação, a saída é se mexer ao ar livre. Vários dispõem de aparelhos de ginástica de uso gratuito, alguns até trazem placas com sugestões de exercícios. “Mas aí, é preciso ter disciplina para não desistir”

Não gosto de musculação

Antes de mais nada, lembre que a musculação não é feita só em aparelhos nem tampouco precisa ser sempre igualzinha. “Os circuitos, compostos de diferentes exercícios com poucas repetições, mas em ritmo acelerado, costumam agradar a quem reclama de monotonia”, afirma o psicólogo do esporte João Ricardo Cozac, de São Paulo. Se quiser evitar mesmo os movimentos e aparelhos tradicionais, vá de aulas que trabalhem o tônus muscular, como localizada, ginástica funcional (que só utiliza o peso do próprio corpo), sessões com elástico ou treinamento suspenso (com um acessório chamado TRX). Essas opções podem ser feitas individualmente ou em grupo – o que significa mais estímulo.

Não tenho companhia para a atividade física

Tem muita gente na mesma situação e a estratégia é descobrir onde essas pessoas se encontram. Uma sugestão é ir atrás de grupos decorrida ou de bike. Ou, então, procurar atividades coletivas, como as danças ou lutas. “Em geral, quem passa muito tempo sozinho vê no exercício físico uma maneira de conhecer pessoas, trocar ideias e até fazer negócio”. Além disso, saber que existem pessoas esperando por você diminui bastante a vontade de furar a malhação. “Não por acaso, estudos comprovam que quem pratica atividades em grupo tem mais chance de se tornar fiel ao exercício”.

Não consigo ver resultado

Estipule metas possíveis – assim, você não se frustra. Pode ser perder 4 quilos em um mês ou correr em uma competição de 10 quilômetros, mas coloque seus desejos no papel, detalhando-os. “Isso significa ter objetivos a curto e longo prazos, considerando seus limites e respeitando a resposta do seu corpo”. Ponha na cabeça que não existe milagre: é preciso, no mínimo, um mês malhando três vezes por semana, para começar a ver resultados. O próximo passo é fazer um diário e, nele, registrar recordes. Anote o dia em que correu por mais tempo, sentiu a calça larga e assim por diante. “O truque irá ajudá-la a reconhecer conquistas e ter ânimo para prosseguir”.

Chame suas amigas para fazerem aulas com você, é um jeito de se divertir e perder a vergonha!

Tá vendo? Como tudo depende somente de você?

Não perca tempo e comece hoje sua mudança de vida!

Um ótima semana ,

Sheylla Alencar

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