Na noite da última quarta-feira (26) aconteceu o lançamento oficial do Salão do Livro do Vale do Guaribas (SaLiVag). O maior evento literário do interior do Piauí. A cerimônia aconteceu na quadra do Instituto Monsenhor Hipólito. O evento já faz parte do calendário cultural da cidade de Picos desde 2013. O objetivo é oferecer uma programação voltada para a educação, cultura, lazer, entretenimento, além de movimentar a economia local.

Quadra do Instituto Monsenhor Hipólito – Foto: Wesley Monteiro

A solenidade de abertura contou com a presença do Prefeito de Picos, Pe Walmir Lima, da secretária Municipal de Educação , Rosilene Monteiro, da Diretora do Instituto Monsenhor Hipólito, irmã Ana Teresa Bezerra, profissionais da educação da rede pública e privada da cidade, autoridades políticas de Picos e cidades vizinhas.

Mesa de honra do lançamento do SaLiGav 2017 – Foto: Wesley Monteiro

A homenageada desta edição do ano de 2017, é a irmã Maria Helena Matias, pelos seus relevantes serviços prestados à educação picoense durante mais de trinta anos, período em que esteve à frente da direção do Instituto Monsenhor Hipólito – IMH.

A diretora do Instituto Monsenhor Hipólito – IMH, Ana Teresa afirma que a parceria do instituto com o SaLiVag desde o inicio é uma extensão da sala de aula. “Desde a primeira edição do SaLiGav, que antes era Salipicos, o IMH foi e continua sendo parceiro deste evento tão importante. É uma extensão da sala de aula, de toda a educação, onde atinge milhares de pessoas, porque o salão do livro vem revigorar, resgatar, incentivar e avivar o interesse maior pela leitura”, diz Ana Teresa.

Irmã Ana Teresa, Diretora do Instituto Monsenhor Hipólito – Foto: Wesley Monteiro

Será 30 estandes na tenda principal do evento, onde livreiros comercializarão livros dos mais variados temas. Além disso, cidades da região participam trazendo alunos da rede pública municipal. São Luis do Piauí, Sussuapara e Santana do Piauí já confirmaram presença no evento.

O SaLiVag acontecerá no Estádio Municipal Senador Helvídio Nunes de Barros de 13 a 17 de setembro. Algumas novidades foram anunciadas durante a programação do ano de 2017, entre elas o projeto da Academia de Letras Escolar Infanto-Juvenil, que será implantado em cinco escolas da rede municipal de ensino, juntamente com o projeto do “Cheque Livro”.

O Prefeito Municipal de Picos, Padre Walmir Lima, falou sobre umas das novidades do SaLiVag ano 2017. “Picos vai ser a primeira cidade do nordeste na criação de cinco academia de letras escolar infanto-juvenil em escolas públicas. Para o primeiro dia do SaLiVag estaremos lançando a primeira academia mirim em uma escola infanto-juvenil, durante o ano estaremos criando mais quatro, nas escolas municipais” frisa Pe Walmir Lima.

Prefeito Pe Walmir Lima – Foto: Wesley Monteiro

As escolas beneficiadas pelo projeto são: Escola Municipal Padre Madeira, no bairro Centro, Timóteo Borges de Aguiar, no bairro Boa Vista, Celeste Martins de Deus, no bairro Centro, Borges de Sousa, povoado Umari e José João de Moura, bairro Pedrinhas.

A Secretária Municipal de Educação de Picos, Rosilene Monteiro, falou que as atrações esse ano vem para palestrar e ao mesmo tempo estar no palco, artistas conhecidos a nível nacional já estão confirmados. “Estamos trazendo pessoas para palestrar e ao mesmo tempo estar no palco, que é o caso do Rodrigo Santos, ex barão vermelho. Talvez, já estamos quase fechados, com Gabriel Pensador, que virá para uma palestra e também para o palco, falta apenas um pequeno detalhe, mas acredito que vai dar certo, estamos muito confiantes”, ressalta Rosilene.

Secretária Municipal de Educação de Picos, Rosilene Monteiro – Foto: Wesley Monteiro

A programação completa do evento falta pouco pra ser concluída e será divulgada em breve, junto com o período de inscrições.   

A Prefeita de Santana do Piaui, professora Maria José de Sousa e o Prefeito de Francisco Santos, médico Luís José de Barros, prestigiaram o evento.

Prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa – Foto: Wesley Monteiro
Prefeito de Francisco Santos,Luis José de Barros – Foto: Wesley Monteiro

 

 

Responder