Ainda em tempo e no espírito de final de Ano vou mostrar um pouca da magia desta época na Europa .

Uma das melhores maneiras de descobrir o espírito natalício europeu é visitando os mercados de Natal. É uma verdadeira tradição na Europa. Nestes mercados encontramos castanhas grelhadas, decorações, idéias de presentes, vinho quente e chá de canela. Segue aqui uma seleção dos mais respaldados :

Montreux

No mercado de Natal de Montreux, na Suiça, nós podemos zigzaguear entre os stands ao ritmo das canções natalinas e admirar da beira do lago Leman as iluminações e imagens projetadas na fachada do Hôtel Montreux Palace.

Óbidos

Na cidade de Óbidos, em Portugal, encontramos a festa mais querida dos portugueses. Apesar da raridade da neve, o ambiente de natal é bem recriado com renas, árvores de natal e Papai Noel. O preço da entrada na ‘Vila Natal’ varia entre 5 e 7 euros de acordo com o período de visita.

Estocolmo

Em Estocolmo, na Suécia, a praça central chamada Gamla Stan, abriga 40 barraquinhas iluminadas nas tardes de dezembro pois a noite começa a cair desde as 15h00 e a cidade fica completamente mergulhada na escuridão em apenas uma hora. Uma das tradições mais esperadas do ano para os suecos é o dia de Santa Lucia de Siracusa, comemorado em 13 de dezembro. Várias procissões de velas são acompanhadas de coros infantis. A lenda diz que quando Santa Lucia descia as catacumbas para levar refeições aos cristãos, ela usava uma coroa de velas na cabeça que iluminava seu caminho e deixava suas mãos livres par transportar a comida.

Estrasburgo

Na França, encontra-se um dos mercados mais populares da Europa : O de Estraburgo, com mais de dois milhões de visitantes. Inicialmente o mercado limitava-se a zona em torno da Catedral mas atualmente, ele estende-se a 11 bairros. Impossível de sair de lá sem provar a Flammekueche – uma espécie de pizza alemã de nata, toucinho e cebola.

Nápoles

Na Itália, en Nápoles, por causa do clima ameno da região, nunca encontra-se neve ou o frio dos países nórdicos. Porém, os italianos capricham nas decorações de natal e o presépio de Nápoles é uma das atrações mais procuradas da região. A tradição local é a personalização dos personagens do presépio, com figuras de pizzaiolos, de animais exóticos e outras caricaturas de personalidades célebres.

Antuerpia

Na Belgica, o mercado de Antuérpia propõe iguarias do mundo inteiro. A feira de natal liga entre elas as principais praças da cidade. Além das idéias de presente, as batatas fritas, chocolates belgas e cervejas fazem muito sucesso.

Salzburgo

O romântico mercado de Salzburgo na Áustria, fica ao pé de um importante castelo medieval e em frente de uma magnifica igreja. Nas suas barraquinhas encontramos absolutamente de tudo! O setor alimentício é muito perfumado de amêndoas grelhadas e de maçãs cozidas que estimulam nosso paladar e convidam seus visitantes a uma verdadeira descoberta gastronômica .

Visitar um mercado de natal é uma aventura cheia de emoções neste período do ano. Todos os sentidos são estimulados pela mágica e a beleza do natal. É um lugar encantado, propício aos encontros e a partilha de bons sentimentos e de generosidade.

por Jenna Colledan

Responder