Entre outubro e novembro, o clima europeu oferece alguns dias ensolarados que alegram nossos finais de semana. O verão terminando , para muitas pessoas, o outono é sinal de uma baixa de moral e de uma falta de energia . Porém, para outros, essa estação é o momento ideal para programar aqueles dias românticos ou os passeios prolongados em família, encontrando aqui e ali os champignons, as castanhas e outros tesouros espalhados pelas florestas. Quando a temperatura é um pouco mais fria, a melhor opção é procurar esquentar-se. Os banhos termais são uma solução sempre bem vinda. Mergulhar nas piscinas bem quentinhas e abandonar-se sem vergonha é um prazer todo europeu.

O outono também traz com ele suas frutas e seus legumes saborosos, nos lembrando o prazer de cozinhar. Maçãs, abóboras, champignons ou castanhas tomam conta da nossa cozinha. As sopas ou os doces da estação são saborosos e revigorantes. É possível testar uma nova sopa todas as semanas pois, as possibilidades são quase infinitas. Depois das saladas do verão, é hora da reconciliação com os pratos típicos feitos com amor : Pratos da caça, choucroute, gratins, puré, raclettes et fondues.

A aurora e o por-do-sol são mais bonitos no outono. A luz é mais sutil e os dias tornam-se mais curtos, nos lembrando que devemos aproveitar  cada minuto da vida. No verão, nós temos dias iluminados desde cedo pela manhã, até em torno das 22 horas. No outono a luz começa a desaparecer à partir das 17 horas. É o momento de acender as velas perfumadas com cheiro de canela, baunilha ou maçã.

A natureza veste-se de seus mais deslumbrantes trajes. É uma estação de cores extraordinárias : amarelo, laranja e vermelho, alegrando os dias mais cinzentos de qualquer pessoa. As crianças (e os adultos!) chutam com prazer as folhas mortas que tapetam o chão das ruas e das florestas, trazendo uma tranquilidade e uma emoção toda inocente e especial.

De volta à casa, após uma dura jornada de trabalho, o repouso é de rigor. É a hora do cocconing (recolhimento , aconchego ), das roupas largas e confortáveis, de deitar-se no sofá e tirar da gaveta a mais bonita e fofinha cobertura de lã. Uma xícara de chá e um livro… alcançamos o nirvana.

E no outono, também temos Halloween ! É uma festa que ainda tem muita dificuldade de implantação na Europa. Mas, os eventos privados acolhem muitos adeptos. É a ocasião de relembrar os clássicos filmes de horror, de preparer a fantasia e a maquiagem para o 31 de outubro, procurando nas agendas a balada mais interessante.

Pessoalmente, nascida no começo de novembro na primavera brasileira, eu me tornei uma nativa do outono na Europa. E como eu, o outono é uma ambiguidade. A meteorologia  pode ser caprichosa com certos dias ensolarados e outros chuvosos, os ventos podem ser quentes ou frios e as folhas das arvores explodem de cores para depois cair no chão. É necessário aproveitar cada minuto dessa beleza efêmera. Sem a obrigação de desfrutar ao máximo o calor do curto verão europeu, o outono é a estação da tranquilidade e do relaxamento.

Por Jenna Colledan

Responder