Em Sessão Solene realizada na Câmara Municipal de Picos, nesta quinta-feira (12/07), receberam o Título de Cidadania Picoense, o Cel. da PM Roberto Wagner Calixto Torres e o Engenheiro e Empresário,Valdemar Barroso Silva. A cerimônia foi presidida pelo vereador José Rinaldo Cabral Pereira Filho, Rinaldinho, vice-presidente da Câmara. A iniciativa das homenagens partiram do vereador José Luís de Carvalho e do ex-vereador Evandro Reis. A sessão contou com a presença de familiares e amigos dos homenageados.Empresários , autoridades civis, militares e religiosas, como o Pastor Presidente da Assembléia de Deus, Pastor Luís Pereira e lideranças políticas como o Senador Elmano Férrer e o deputado estadual, Dr. Pessoa, também prestigiaram a solenidade.

Para que os homenageados recebessem os títulos, os vereadores aprovaram por unanimidade os decretos de nºs. 124/13, de 24/10/2013, proposto pelo vereador José Luís de Carvalho e 161/13,de 14/08/2013, proposto pelo então vereador Antônio Evandro Reis Antão.

Os homenageados receberam a honraria pelo destaque em suas áreas de atuação, e, conseqüentemente, pela colaboração para o bem-estar da população Picoense e relevantes serviços prestados à nossa comunidade.

O Cel. Wagner Torres, nascido em Teresina, em 31 de Julho de 1968, casado com a professora Oeirense Marilda Cavalcante Mariano Torres, dois filhos, ingressou na Polícia Militar em 1987. Durante seus 31 anos na PM ocupou diversos cargos relevantes na corporação, dentre eles, comandou o Batalhão da Polícia Militar em Oeiras por dez anos, em Paulistana por três  anos e seis meses, São Raimundo Nonato por  um ano, Uruçuí também  por um ano , foi comandante do 4º BPM em Picos por duas vezes e nos últimos dois anos em Teresina , esteve no Comando do Policiamento Metropolitano da Área I. 

Wagner Torres é de uma família de políticos da cidade de Miguel Alves, região norte do estado e agora, após três décadas prestando serviços a Polícia Militar do Piauí, encara uma nova experiencia de vida, ingressa numa nova etapa . É pré-candidato a Deputado Federal. Na noite desta Quinta feira (12) recebeu aqui em Picos,  o sétimo título de cidadania.Durante seu discurso, lembrou emocionado a sua trajetória profissional, os louros e espinhos colhidos ao longo dessa caminhada .

Wagner Torres agradeceu o apoio e reconhecimento do povo de Picos ao seu trabalho e falou de suas convicções políticas. 

O vereador José Luís de Carvalho, destacou a importância do reconhecimento para os profissionais da segurança pública .

O ex vereador Evandro Reis, autor da proposta da honraria ao empresário Valdemar Barroso, também destacou em seu discurso a importância da atuação profissional do empresário para o crescimento e desenvolvimento de Picos. 

Valdemar Barroso Silva, nascido em 23/11/1953, é natural de Formosa, município de Itainópolis. Casado, Engenheiro Mecânico, formou-se pela UFPE, Universidade Federal de Pernambuco e iniciou suas atividades profissionais em Recife, tendo trabalhado inclusive na COMPESA, Companhia de Águas de Pernambuco. Em Picos trabalhou na extinta FIATEP- Fiação e Tecelagem de Picos. Sua experiencia profissional como empresário teve início em 1985, quando fundou a primeira limpadora de fossas de picos , LIMFOPIL. A seguir fundou a Picos Segurança e em 1989, tornou-se sócio da Pinguim Refrigeração, hoje Pinguim Engenharia Ltda, atuando nas áreas de refrigeração, metalúrgica e construção civil. Atuante, o empresário participa ainda de muitas outras atividades sociais.

Valdemar Barroso disse que a honraria não o envaidece . Ele espera apenas que possa ser inspiração para quem quiser crescer profissionalmente através da educação, a partir do seu exemplo, da sua trajetória.

Por Edilene Ramos

Fotos : Luciana Santos

 

 

Responder