Hospital Regional Justino Luz – Foto: Reprodução

No dia 27 de julho é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Na manhã desta quinta-feira (27) o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), realizou uma ação social no Hospital Regional Justino Luz em Picos. O objetivo é melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância.

A coordenadora do CEREST, Maria Teresa, fala sobre a importância de desenvolver essa ação social no Hospital Regional Justino Luz. “Viemos ao hospital regional por ser o maior empregador da cidade, a gente viu a necessidade de fazer esse trabalho aqui. Os acidentes de trabalho estão acontecendo, as pessoas não tem o hábito de fazer as notificações de acidentes, isso é muito importante, pois a partir dos dados, as politicas públicas vão ser instituídas para se trabalhar prevenção e promoção da saúde” frisa Maria Teresa.

Foto: Reprodução

A ação aconteceu nas dependências do Hospital Regional, capacitando os profissionais da área da saúde na exposição de materiais biológicos perfurantes, prevenindo ferimentos com perfurocortantes, que é um numero significativo de acidentes de trabalho, no ramo da saúde.

Momento da orientação com os profissionais da saúde – Foto: Wesley Monteiro

O Controlador de Infecção Hospitalar do HRJL, Robsoncley Viana, ressalta que a classe em que mais ocorrem acidentes é a dos enfermeiros(a), por conta de ter a maior demanda de profissionais no hospital. Geralmente acontece um ou dois casos de acidente por mês nesse segmento de trabalho no Hospital Regional.

“Nossa maior demanda de funcionários é a equipe de enfermagem, eles  se acidentam com materiais cortantes, devido pulsionarem veias, fazeemr aplicações de medicações intra venosa e devido as circunstâncias do trabalho podem se acidentar”, afirma Robsoncley.

O Hospital Regional Justino Luz trabalha com a questão educativa, orientando e prevenindo sobre acidentes. Hoje o hospital conta com a medicação de Profilaxia Pós-Exposição (PEP) que ajuda na prevenção de infecções pelo HIV, usando os medicamentos que fazem parte do coquetel utilizado no tratamento da Aids para pessoas que possam ter entrado em contato com o vírus recentemente.

 

 

 

Responder