Teve inicio na noite de ontem no estádio Municipal Helvídio Nunes de Barros, o V SALIVAG 2017 – Salão de Livros do Vale do Guaribas – A cada edição é homenageada uma pessoa que contribuiu com a educação Picoense. Este ano a grande homenageada é a irmã Maria Helena Matias . Irmã Helena, como era carinhosamente chamada por todos, pertencia a Congregação do Imaculado Coração de Maria . Foi diretora do Instituto Monsenhor Hipólito, uma das escolas mais tradicionais de Picos e professora do IMH e de outras Escolas da cidade. Durante os 34 anos que viveu na cidade de Picos, ela deu sua rica contribuição como educadora não só nas disciplinas que ministrava com muita competência, mas também como educadora para a vida embasada nos princípios Cristãos. O sentimento de todos que tiveram o privilégio de conhecer e conviver com irmã Helena é de profunda gratidão pelos seus ensinamentos.

Na primeira edição em 2013, o evento homenageou o escritor Fontes Ibiapina; em 2014 o homenageado foi o professor Ozildo Albano, em 2015, o Salão do Livro do Vale do Guaribas prestou sua homenagem ao professor José Bispo, em 2016 a homenageada foi a poetisa, professora e escritora picoense, Maria de Jesus de Souza Martins , que era ocupante da cadeira de número 10 da Academia de Letras de Região de Picos (Alerp).

O SALIVAG é uma ideia audaciosa que surgiu e foi posta em prática em 2013, ainda na gestão do então prefeito Kléber Eulálio e do Secretário de Educação Padre José Walmir de Lima, autor da ideia.

Já na sua primeira edição, como Salão de Livros de Picos , SALIPI, conquistou não só os picoenses, mas toda a região do Vale do Guaribas, daí a mudança de nome para SALIVAG.

A solenidade de abertura contou com varias autoridades entre elas o prefeito padre Walmir de lima, Secretária Municipal de Educação Maria Rosilene Monteiro da Luz, Presidente da Câmara Municipal de Picos , Vereador Hugo Vitor, Prefeita de Santana do Piaui ,Maria José Sousa Moura , representante do Sebrae ,Elimar Coelho, Diretora do IMH irmã Ana Teresa Bezerra da Silva , Madre Geral da Congregação das Filhas do Imaculado Coração de Maria, irmã Margarida Matos  e  representando a família da Homenageada , sua irmã , a freira Maria José Matias . 

A palestra da Noite intitulada “Irmã Maria Helena Matias” foi proferida pela irmã Desterro Rocha .

O Salão de Livros do Vale do Guaribas faz com que os picoenses e moradores de cidades vizinhas, respirem cultura e arte. A Secretária de Educação Rosilene Monteiro, ressalta que o Salivag é o encontro Cultural mais significativo e belo promovido no município . Fala sobre a importância da Homenageada para Picos e sobre os frutos que já estão sendo colhidos através desta iniciativa.

Durante os 05 dias de Salivag, serão apresentados novos talentos literários da região , ministradas palestras , apresentadas histórias, peças teatrais, música e disponibilizadas mais de 10 mil obras na feira de livros que conta com 28 estandes e desde este primeiro dia vem despertando o interesse de adultos e crianças.

O garoto Alan , analisou minunciosamente várias obras e vai levando algumas para casa .

A professora Antônia, que esta vindo pela primeira vez ao Salivag , confessa que está maravilhada e que não perderá as próxima edições.

Para o poeta e escritor, acadêmico da ALERP e da Academia Piauiense de Literatura de Cordel, José Osvaldo Lavôr de Lima , o Salivag significa evolução e crescimento cultural para Picos e região.

 

A estrutura do Salivag conta ainda com sala de conferência, sala de imprensa, espaço de lazer para crianças, tendas de leitura, circo das letras, exposições e bate-papo literário. O espaço denominado de “Bate-Papo Literário” está sendo palco para vários autores lançarem suas obras e ficarem mais próximos dos leitores. Durante os dias 14, 15, 16 e 17 de setembro serão lançados vinte e três livros, dos mais variados gêneros literários e no Domingo ,dia 17, 50 crianças de 05 escolas municipais tomarão posse na AMEL- Academia Municipal Estudantil de Letras.

O evento  conta com o apoio de parceiros que acreditam na transformação através da leitura, da cultura e da educação. Entre os apoiadores estão o Sebrae , Sinte , Câmara Municipal de Picos, empresas privadas , alem das prefeituras municipais de Vila Nova, Campo Grande, Sussuapara, Santa Cruz , São Luis e Santana do Piauí.

No momento musical desta primeira noite de Salivag, se apresentou a Banda Yvis de pedro II .

Por Edilene Ramos

Responder