Câmara Municipal de Picos – Foto: Fabrícia Rivas

O Comando de Companhia Destacada do Corpo de Bombeiros de Picos lançou, na manhã desta segunda-feira (19), o plano de Contingência à queimada ano de 2017, na Câmara Municipal de Picos,que tem como objetivo principal a prevenção de incêndios. O lançamento contou com a presença do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, Bombeiros Civis do Piauí, Poder Público e representantes de algumas comunidades.

Segundo  a comandante do Corpo de Bombeiros de Picos, a Capitã Ana Cleia Diniz, o plano de contingência fará uma ligação entre a companhia e a sociedade, para evitar queimadas. “Vai ser em todo o Piauí, estamos iniciando em Picos. Esse plano foi uma ideia lá do Comando Geral de Teresina, então é a junção de forças com os órgãos públicos, federais, estaduais, sociedade civil, comunidade e  população em geral”.

“Caso ocorra algum sinistro, em qualquer um dos níveis, as pessoas que estão no plano já sabem o que fazer, para a gente não ficar perdido na hora do incêndio”, diz a capitã Ana Cleia Diniz.

O Plano de Contingência irá abranger cerca de 30 municípios e 15 povoados da região de Picos, e contará com o apoio de uma turma recém formada de Bombeiros Civis .

“A gente foi treinado, preparado para conter incêndios florestais e até mesmo atendimento hospitalar, se caso houver alguma necessidade “, afirma Francisco Alves, Bombeiro Civil, formado na primeira turma do Piauí.

Um grande incêndio deixou rastros de destruição no ano passado em algumas comunidades como Morrinhos, Baixa Grande e Malhada Grande dos Almondes. Segundo a agricultora Maria Isabel, de 55 anos, representante do Valparaíso, a comunidade também foi atingida com uma grande quantidade de fumaça. “A fumaça atingiu as crianças e idosos, causando um mal-estar”, frisa.

Incêndio atinge Picos – Foto: Grande Picos

Por Wesley Monteiro

 

Responder