A pracinha do Sagrado Coração de Jesus, cartão postal da cidade (cada cidade conta com pelo menos um marco histórico que a representa, essa pracinha é um deles aqui em Picos), passou por obras de restauração e revitalização e foi reinaugurada na noite deste sábado (02), durante as comemorações alusivas aos 120 anos do Apostolado da Oração.

A iniciativa das reformas partiu da devota do Sagrado Coração de Jesus, Maria José Lavor Neri, que não mediu esforços para a realização das obras ( embora a praça seja  responsabilidade do município).Incomodada com a situação precária e de abandono em que a praça se encontrava, Maria José não se permitiu apenas lamentar, ela ousou, foi além, resolveu partir para a ação. Convidou os amigos artistas plásticos Graça Formiga, Davi Loyola e Kellyton Luís e juntos deram início as obras. Nós acompanhamos e registramos essa bela ação desde os primeiros momentos. A imagem do Sagrado Coração de Jesus estava bem deteriorada e com a pintura desbotada pela ação do tempo, do sol, chuva e foi por ela, que o trabalho começou. Com competência e criatividade os artistas Davi Loyola e Kellyton Luís restauraram a imagem, renovaram a pintura e inovaram no manto e no Resplendor Sacro em forma de Cruz que foi acrescentado.

As grades e bancos da praça receberam pintura nova. A iluminação foi restaurada, caqueiros novos foram colocados e as plantas podadas. Mesmo enfrentando percalços e inúmeras dificuldades, Maria José não desanimou diante das negativas que recebeu, não desistiu do intuito de dar esse presente a Picos como oferta de amor a Jesus.

Obras concluídas, a praça novamente esta embelezando, trazendo um aspecto acolhedor e dando boas vindas à todos que adentram a cidade via centro. Um trabalho memorável de grandes e valorosos artistas da nossa terra, aliado a uma grande e corajosa iniciativa. Se o poder público não fez, eles fizeram !

A pracinha é uma espécie de extensão da igreja do Sagrado Coração de Jesus. A última reforma que havia sido feita foi por ocasião das comemorações do centenário do Apostolado da Oração. Como nos relata a presidente do Apostolado, Mirian Lélis .

Agora mais uma vez, exatamente durante as festividades de aniversário do Apostolado, a pracinha recebe estas reformas, sob as bençãos do Padre Ferdiran Fontes.

Por Edilene Ramos

 

 

 

Responder