Na noite desta quarta-feira (18/04), foi lançado o Dia de Cooperar 2018 – Dia C Estadual, aqui em Picos .

O lançamento aconteceu no auditório do hotel Entre Rios, e contou com a presença da direção do Sescoop/ PI, de presidentes de cooperativas de Picos e região, além de profissionais de vários segmentos da sociedade. O Dia C, é um movimento que demonstra o compromisso das cooperativas com as causas sociais .

O Dia de Cooperar inclui ações de voluntariado à população como: acesso à saúde, emissão de documentos, programação cultural, entre outras. E em 2018, esta enfocando uma questão muito debatida que é a doação de órgãos . O evento de lançamento foi fundamentado no tema, com ministração de  palestra, depoimento  e teatro com bonecos mostrando a importância deste ato.

O presidente do Sistema OCB/Sescoop/PI, Médico Leonardo Eulálio, abriu o evento com uma saudação agradecendo aos presentes e destacou as motivações para a escolha do tema. ” A gente acredita que a doação de órgãos é o ato mais nobre do ser humano, é o  ponto crucial da sua bondada. Então como um dos princípios do cooperativismo é sua ação social, a gente escolheu este tema tão nobre, tão em evidencia, mas muito cheio de mitos, para tentar desmistificar, trazer conhecimento para a sociedade e só debatendo, conversando sobre esse tema, é que se pode aumentar a doação de órgãos.”

Para exemplificar e desmistificar a ação da doação de órgãos, a cooperada Rivonete Pereira, que já doou um rim para seu irmão, participou da solenidade de lançamento dando seu depoimento, contando um pouco da sua experiência de doação. “Das ações  que já fiz na vida essa foi a melhor que Deus me deu a oportunidade de fazer. Você ser capaz de doar um órgão e com isso devolver a vida a alguém já condenado a morte é uma sensação muito grande de bem estar, de poder estar contribuindo com o próximo, é uma sensação maravilhosa. No momento que eu decidi fazer a doação eu estava consciente, mas por morar numa cidade pequena onde as pessoa não  tinham muita informação a respeito, eles começaram a me assustar e isso me causou medo, só que eu já  havia dito  a meu irmão que doaria , então mesmo com medo fui ate o fim. E só tenho a agradecer a Deus porque a minha fé e confiança nele e nos médicos foi suficiente para acreditar que seria um procedimento tranquilo. Hoje ele e eu temos uma vida normal. Minha vida não mudou em nada, fiz a doação e logo me recuperei.”

O SESCOOP -SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO- é uma instituição que trabalha pela sustentabilidade do cooperativismo. Integrante do Sistema S brasileiro, o Sescoop foi criado pela Medida Provisória nº 1.715/1998 e regulamentado pelo Decreto nº 3.017/1999. Além da unidade nacional, São 27 unidades estaduais, contemplando todas as regiões do país.  

Para transformar os ideais cooperativistas em atitudes, O Sescoop trabalha em três áreas: monitoramento das cooperativas, formação profissional e promoção social dos cooperados e suas comunidades.

Neste intuito, o Superintendente do Sescoop/PI , Arimatéia Costa, disse que estão sendo utilizadas as cooperativas  como base de disseminação de informações . ” Sabemos que é na base, é na educação que começa a disseminação dos bons princípios cooperativistas e como um dos princípios cooperativistas  é o atendimento a comunidade e a solidariedade, nós desenvolvemos esse tema da doação de órgãos e vamos utilizar as cooperativas nos  seus municípios para que se faça ações que chame a atenção, para que a sociedade entenda, que doação de órgãos nada mais é do que uma cooperação para a vida.”

O dia C , dia de Cooperar teve inicio em Minas Gerais em 2009. A OCB nacional achou a iniciativa tão interessante, que resolveu adotar a ideia em todo o Brasil. Aqui no Piauí a iniciativa chegou em 2014. Em apenas quatro anos , o Dia C já conta com a adesão de mais de 20 mil participantes  só em Teresina, pessoas que abraçaram a ideia. A cada ano um tema é escolhido para ser enfocado .

Este ano de acordo com o presidente da coodesfis , Raimundo Martins, será  feita uma grande campanha sobre a importância da doação de órgãos . ” Está  sendo preparado  material publicitário, panfletos, para serem distribuídos em unidades de saúde, bancos, instituições , palestras, peças teatrais, enfim uma grande campanha para incentivar a doação de órgãos no Piaui.”

 

Por Edilene Ramos

 

 

 

 

 

 

Responder