A equipe de reportagem do Portal Piauí Online, procurou na manhã desta quarta-feira (14) a direção da Agespisa (Água e Esgoto do Piauí SA), Regional de Picos, para saber sobre um possível racionamento de água em alguns municípios da região de Picos.

Em entrevista ao Piaui online, o Gerente Regional da Agespisa de Picos, Sérgio Alves, declarou que está preocupado com a situação da barragem de Piaus, na cidade de São Julião, no momento a barragem esta com apenas 4% de sua capacidade de água “Nossa preocupação é, se não chover até o final do ano, cinco cidades que são abastecidas pela barragem vão passar por sérios problema de abastecimento, não vai ter como abastecer”, afirma Sergio Alves.

Gerente Regional da Agespisa – Foto: Jessika Mayara

A barragem de Piaus abastece hoje as cidade de São Julião, Fronteiras, Pio IX, Vila Nova, Campo Grande e o povoado mandacaru (São Julião). De acordo com Sergio Alves, naquela região não tem poços tubulares, os poços que dão água não são de qualidade, os únicos meios de abastecimentos são os açudes das cidades.

 

Barragem de Piaus – Foto: Portal o Dia

Em maio deste ano, aconteceu uma audiência pública na cidade de Pio IX, com a presença de um representante do Ministério Público, Prefeitos da região, Agespisa e Secretaria do Meio Ambiente para a discussão de providências a serem tomadas com relação ao consumo de água.

Sergio relata algumas medidas que foram decididas em uma audiência pública “Vamos fazer correções de vazamentos, instalar hidrômetros em todas as cidades para tentar diminuir o consumo e colocar um bombeiro para ficar 24 horas de plantão na caixa d’água para evitar desperdícios. Já instalamos os medidores em Fronteiras, estamos instalando agora em Pio IX, vamos passar para São Julião próxima semana”.

Segundo Sergio, caso a estiagem permaneça, outras medidas para economizar água podem ser tomadas. Como um rodízio (dois dias na semana sem o abastecimento), o estabelecimento de um limite de consumo com a cobrança de sobretaxa para quem ultrapassar este limite e a proibição de captação de água dos açudes com carros pipas. Mas por enquanto estas medidas estão apenas em discussão.

Os municípios que estão em estado de alerta para o racionamento de água são: São Julião, Pio IX, Fronteiras, Vila Nova, Campo Grande, Jaicós, Belém e Padre Marcos, todos localizados no semiárido piauiense.

Por Wesley Monteiro

 

 

 

Responder