Olá minhas Divas marombas,

A atividade física pode colocar seu corpo em forma, proporcionar mais saúde, oferecer energia e melhorar sua autoestima .

Falamos na semana passada sobre se exercitar em casa, dei algumas dicas de como você pode aprender a gostar de praticar alguma atividade mesmo sem sair de casa. Não há mistério e nem obstáculos para quem realmente quer se mexer, sair do sedentarismo. Muitas vezes chegamos em casa esgotados do stress e da correria do dia a dia onde a nossa única vontade é deitar e dormir, DESCANSAR!

Mas te garanto que esse hábito não te trará benefício algum. Aquele velha “falta de coragem”, “as dores nas pernas”, insônia”. Já parou para pensar que isso tudo é consequência do Sedentarismo? Sim te afirmo que é!

Ao começar exercitar-se mesmo em casa seu corpo e sua mente terão mudanças, sua disposição será outra muito maior, as dores vão sumir, dormirá bem e sem falar na sua autoestima que não vai permitir que você desista, todos os dia será um novo desafio para você.

Irei começar com os exercícios mais básicos, usando apenas seu peso corporal,( por que mais importante que o peso é a execução correta do exercício) ou ajuda de um colchonete(não tendo um pode usar algo para forrar o chão).

Como já falei uma avaliação física é fundamental. Antes de iniciar o treino faça um aquecimento para que o sangue circule e evite lesões .

10 minutos de exercícios aeróbico já é o suficiente. Você pode fazer polichinelos, correr parada, pular corda, entre outros.

Faça os exercícios com movimentos devagar assim seus músculos aproveitarão melhor o exercício.

Vamos começar com o Agachamento, exercício simples e funcional para ativar os membros inferiores como coxas e glúteos.

3 séries de 20 repetições com intervalos de 2 minutos.

Posição inicial/Posição final

Afundo livre

Um dos exercícios mais ultilizados no treinamento de membros inferiores, o afundo é considerado um dos mais efetivos.

3 séries de 20 repetições em cada perna com intervalos de 2 minutos.

Posição inicial/Posição final

4 apoios reto no solo

Ótimo exercício que serve para tonificar e enrijecer a musculatura da região dos glúteos .

3 séries de 20 repetições em cada perna com intervalos de 2 minutos.

Posição inicial/Posição final

Obs : Aqui são duas variações!

Elevação da pélvica

O principal músculo desse exercício é o glúteo máximo, a elevação pélvica só é realmente eficaz quando há pelo menos 30% de elevação do quadril e extensão total no momento da subida.

3 séries de 20 repetições com intervalos de 2 minutos

Posição inicial/Posição final

No final dos exercícios alongamento.

Aqui estão alguns exemplos:

Então não tem desculpas para ficar em casa deitada no sofá, você viu como é simples e te garanto que é bastante eficaz, te trará resultados e muita disposição para realizar as tarefas diárias.

No próximo post falarei da importância de exercitar os membros superiores .

Irei continuar falando sobre atividade física, exercícios em casa e seus benefícios.

Fique Antenada!

Sheylla Alencar

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