Fux faz última sessão como presidente do TSE

Fux faz última sessão como presidente do TSE

29
0

O ministro Luiz Fux participou nesta segunda-feira (13) de sua última sessão como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), encerrando um período de seis meses no comando da Corte.

Na sessão desta terça-feira (14), tomou posse como presidente do tribunal Rosa Weber, que, como Fux, é ministra do Supremo Tribunal Federal. Ela permanecerá no cargo até maio de 2020 e comandará o TSE durante as eleições deste ano.

Na mesma sessão, também foram empossados os ministros Luís Roberto Barroso, do STF, e Jorge Mussi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), como vice-presidente e corregedor-geral da Justiça Eleitoral, respectivamente.

“Se Deus permitisse que nós tivéssemos mais dias para realizar algo, confesso que nós realizamos absolutamente tudo o que nos foi possível”, afirmou Fux.

O ministro agradeceu aos colegas afirmando que, no período que presidiu o TSE, o tribunal atuou com “independência”. “Tinha sim dissenso, mas nunca discórdia”, afirmou.

Fux também encerrará seu período como ministro do TSE, onde permanece até a meia-noite de quarta-feira (15). O ministro Edson Fachin, do STF, passa a ser membro efetivo da Corte tendo sido eleito no dia 1º de agosto.

O TSE tem sete ministros:

  • três do STF, um dos quais é o presidente;
  • dois ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ);
  • dois advogados nomeados pelo presidente da República.

Fonte: G1

Responder