Após reformas foram reinauguradas na noite de ontem(28), as dependências do hospital Dr. Oscar , antiga Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora dos Remédios.

O ex-prefeito de Picos, ex-deputado estadual, Dr. Oscar Neiva Eulálio, que foi também um dos primeiros médicos a atuar em Picos( e vale lembrar, o médico que teve mais tempo de atuação na cidade) deu início a construção deste hospital em 1956. De acordo com Dr. Oscar quando à Picos retornou vindo de Salvador-BA, médico recém formado, em 1955, não existia nenhum hospital na cidade , o que existia era apenas um posto de saúde com dois médicos atendendo uma vez por semana. Sensibilizado com essa situação, teve então a ideia da construção do Hospital, inaugurado em 1957. Em entrevista feita na noite de ontem , assim como nesta entrevista, que gravei pela TV Picos, há um tempo atrás ( num dos consultórios do hospital onde ele estava atendendo seus pacientes ) ele fala emocionado das dificuldades enfrentadas no início de sua carreira em Picos e conta um pouquinho da história deste hospital. Confira ;

Após várias décadas, o Hospital se modernizou, passou por reformas e ganhou um nova “cara” não apenas na sua estrutura física , mas também nos serviços prestados a população picoense como afirma o atual Diretor Geral da casa , o médico ortopedista Dr. Geraldo Gonçalves . ” Buscando melhorias no atendimento a população nós temos feito algumas mudanças . O plantonista 24 horas já é uma realidade. Se a população precisar, vai encontrar aqui um médico habilitado para atende-la. Em praticamente todas as áreas temos especialistas. Estamos atendendo pela maioria dos convênios. Fizemos investimentos na estrutura física dos apartamentos que agora estão com mais conforto e mais amplos. Foram feitas melhorias no centro cirúrgico. Compramos equipamentos que facilitam e aumentam a segurança nos procedimentos. E a nossa UTI é um projeto que estamos perseguindo. Agora por último fizemos essa fachada para dar uma cara nova, dar uma visibilidade maior ao nosso hospital, mas o nosso grande compromisso ainda é com a qualidade dos serviços prestados. Dr. Oscar sempre prezou muito por isso e nós continuamos prezando também.”

Diretor Geral do Hospital Dr. Oscar – Dr. Geraldo Gonçalves e esposa Dra. Socorro Barros

Para o médico Oscar Neiva Eulálio Filho, que faz parte do corpo médico do Hospital fundado por se pai, essa reestruturação era uma condição indispensável, já que a estrutura do hospital era da época da inauguração, há cerca de 60 anos.” Nós demos uma satisfação à sociedade picoense, uma repaginada não apenas na estrutura física , na fachada , mas num todo. Cada dia mais chega a Picos jovens médicos, que compõem o corpo médico da cidade e esse advento da inauguração da UTI lá no Hospital Regional Justino Luz é uma coisa que nos traz muita satisfação. Esperamos somar a tudo isso. Espero que este espaço possa estar reintegrando e integrando a sociedade picoense por mais 60 anos. Eu praticamente estou deixando minha vida em Salvador, no Rio de Janeiro e me dedicando cada vez mais a Picos”.

Dr. Oscar Neiva Eulálio Filho

Desde 2006 , o hospital é uma sociedade que inclui o grupo Médicos Associados, vindo após, a adesão de outros profissionais da área médica, porém Dr. Oscar continua atuando ao lado da esposa, Maria Waldênia da Silva Martins, na diretoria. De acordo com Waldênia, que trabalha na administração do Hospital ao lado do marido desde 1993, essa reestruturação começou de “dentro para fora , ou seja, priorizando a compra de equipamentos novos , melhorando as acomodações internas , o bom atendimento, para depois partirmos para a fachada”. Durante 13 anos os dois dividiram a administração do hospital, tomando em 2006, a decisão de abrir à sociedade com o Grupo Médicos Associados . Waldênia ressalta que foi uma decisão acertada. “Foi muito bom e depois deles vieram outros médicos somar a essa sociedade que esta dando muito certo. Estou feliz pelo andamento das coisas.” Ela frisa ainda que esta muito feliz pelo aniversário do marido. “Oscar é um grande companheiro e continua sendo meu porto seguro.”

Sócio Fundador – Dr. Oscar Neiva Eulálio e sua esposa Diretora Financeira do Hospital Dr. Oscar – Maria Waldênia da Silva Martins

Católico, devoto de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira de Picos, Dr. Oscar deu o nome da padroeira ao Hospital, que se chamava Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora dos Remédios . Após a reestruturação, a casa de saúde passou a se chamar Hospital Dr.Oscar, numa homenagem ao seu fundador que comemorou ao lado de familiares, sócios e amigos , neste 28 de novembro, data da reinauguração do Hospital, seus 87 anos.

Por Edilene Ramos

 

1 comentário

Responder