Na estrada desde o dia 17 de Agosto Luiz Inácio Lula da Silva já passou por sete estados do nordeste brasileiro e na manha de hoje chegou ao Piauí , o oitavo estado a ser visitado por Lula nesta caravana que percorrerá ao todo nove estados nordestinos.

Em Marcolândia o Clima foi de festa. O Prefeito Chico Pitu frisou que Marcolândia esta de parabéns pela visita de Lula. Segundo ele foi um momento que marcou a história da cidade e agradece o fato desta visita ter acontecido em sua gestão. ” Eu sou petista e já estou em meu segundo mandato e lula veio trazer esse apoio a gente.”

Lideranças políticas locais e caravanas de várias cidades do estado vieram recepcionar Lula e ressaltar a importância deste deste momento.

Na divisa do PE / PI uma multidão interditou com faixas e cartazes a BR 316 para dar as boas vindas a Lula .

E um palanque foi montado no Parque Eólico de Marcolândia , onde Lula falou para a população. Em seu discurso relembrou ações que ajudaram a mudar a vida do sertanejo piauiense. Destacou programas sociais como o Fome Zero, lançado em Guaribas /PI, e cobrou do governador Wellington Dias uma visita ao município. “Quero que você me leve a Guaribas. Estou começando a ficar preocupado porque ele (Wellington) nunca me levou a Guaribas”, disse em tom de brincadeira .

 

Lula mencionou os programas Minha Casa Minha Vida, Prouni, Pronatec, Luz Para Todos, e o Bolsa Família. Disse que a viagem pelo Nordeste vem lhe ajudando a entender que o povo agora gosta de uma vida melhor, de fazer faculdade, andar de avião e comer melhor, e que antes do PT o povo pobre era tratado como a escória da humanidade.

Lula afirmou ainda que seus adversários querem que ele volte ao poder, porque eles não sabem governar. “Eles estão preocupados e dizem: a gente cassou a Dilma e esse Lula está querendo voltar. Eu não estou querendo voltar, eles estão querendo que eu volte porque não sabem governar. Eles que estão querendo. Se eles soubessem governar que tivessem cuidando desse povo. A palavra não é governar, a palavra é cuidar. Eu não sei governar, eu sei cuidar”, disse Lula para uma plateia de cerca de 5 mil pessoas, segundo dados da organização.

Comentou ainda sobre as acusações feitas contra ele, pela Justiça e pela oposição, e disse: “Não se preocupem com o que estão fazendo comigo. Eu estou preocupado é com os retrocessos neste país”. Agradeceu ainda o apoio e a generosidade daqueles que lhe elegeram.

Quatro cidades piauienses serão visitadas pela caravana petista. Lula que hoje a tarde veio para Picos onde cumpre agenda amanhã , passará ainda pelas cidades de Altos e Teresina. Lula permanece no Piauí até a próxima segunda-feira (04), quando receberá título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal.

Por Edilene Ramos

 

 

 

 

 

Responder