Olá Minhas Divas marombas,
Sem dúvida alguma a “geração saúde” só cresce hoje em dia, o que é mais comum se vê por aí, são pessoas praticando sua atividade física preferida, seja ela caminhadas ao ar livre, dança,luta, pilates, musculação entre outras diversas. Não pude deixar de observar que não existe fator de idade para se começar a cuidar da saúde, corpo e mente (sim por que é um conjunto), quero ressaltar hoje o enorme número de pessoas da terceira idade praticantes e amantes da musculação.
Mas Sheylla é saudável e seguro uma pessoa da terceira idade praticar esse esporte? Não é só saudável e seguro (sempre com um acompanhamento de um profissional da área) como trás vários benefícios.
Algumas pesquisas mostraram que exercícios de fortalecimento são importantes e eficazes
para todas as idades, incluindo aqueles que estão em perfeita saúde ou são idosos.
Na verdade as pessoas com preocupação de saúde, incluindo doenças cardíacas ou artrite,
muitas vezes são as mais beneficiadas com um programa de exercícios que inclui o levantamento de pesos.
Conversei com uma praticante dessa modalidade ,Raulene Barros,60 anos,que frequenta a academia regularmente três vezes por semana. Ela fala que optou começar por questões de saúde, mas com o passar dos dias foi se sentindo cada vez melhor.

Praticante da musculação há mais de 2 anos, Raulene revela que sua qualidade de vida melhorou 100%, tem mais disposição para realizar as tarefas do dia a dia, as dores que costumava sentir (nas pernas, como fadiga) sumiram por completo, e até sua auto-estima melhorou .

Afinal de contas quem foi que disse que a Musculação é um assunto para os jovens que estão preocupados em modelar o corpo ?
Força, saúde e qualidade de vida. A musculação na terceira idade é muito benéfica;
– Aumenta a densidade óssea
– Reduz a gordura corporal
– Reduz as dores articulares
– Melhora a postura corporal
– Reduz os sintomas de doenças crônicas
– Melhora sua auto estima, a sua força e seu físico contribuindo para que o idoso tenha mais confiança no seu dia a dia.
Muito importante antes de começar a praticar qualquer atividade física procurar um médico e realizar os exames necessários .
A orientação e o acompanhamento de um profissional da área é Fundamental.

Bons treinos!

Por Sheylla Alencar

Responder