Um terremoto de magnitude 6,5 sacudiu o condado de Jinghe na prefeitura autônoma mongol de Bortala, em Xinjiang noroeste da China, às 07:27 da quarta-feira (horário de Pequim), de acordo com o Centro de Redes de Terremotos da China (CENC).
O epicentro foi monitorado a 44,27 graus de latitude norte e 82,89 graus de longitude leste. O terremoto atingiu uma profundidade de 11 km, informou o centro em um comunicado. Residentes na capital regional de Urumqi, cidades de Karamay e Yining, a cerca de 400 km a 200 km de distância de Jinghe, sentiram fortes tremores.

A maioria das pessoas em Urumqi estava dormindo quando o terremoto ocorreu. A poderoso tremor que durou cerca de 20 segundos despertou muitos moradores. O condado de Jinghe, no noroeste do Xinjiang, tem uma população de cerca de 140 mil habitantes.

O tremor pode ser sentido também a sudeste de Dostyq, uma pequena cidade na região de Almaty no Cazaquistão, na fronteira com a China, com uma população estimada de menos de 5.000 habitantes.

Por Patricia Cassemiro

Responder