Iris é uma decoradora de interiores, famosa pela sua ousadia nos seus looks com acessórios extravagantes e coloridos, sempre misturando várias tendências de várias épocas, materiais e origens, ela usa desde um colar de pérolas Chanel a um de contas de plástico comprado em um brechó de bairro.

Sua marca registrada são os óculos  oversized de grau  redondos que ela usa que até já viraram coleção na marca eyebobs. Tudo isso com um detalhe muito particular: ela tem 96 anos de idade.

Isso mesmo nosso ícone é uma senhora de 96 anos que se tornou tão referência que já teve looks exibidos em uma exposição no Metropolitan Museum de New York, em 2007, apresentou peças de seu guarda-roupa para o livro “Rare Bird of Fashion: The Irreverent Iris Apfel”; em 2011, fechou parceria com a M.A.C para lançar uma coleção de maquiagem. Já foi capa da “Dazed & Confused”, e em 2015 teve sua vida dirigida por Albert Maysles (que morreu em março).

“Aprendi com minha mãe que apenas com um vestido preto, mudando os acessórios, você pode ir a qualquer lugar, incluindo uma festa de gala”. É uma das frases que ela diz em um documentário feito pela netflix falando da sua vida.

Ela também diz que “Envelhecer não é para maricas, vou te contar. É muito engraçado”. No documentário, mesmo com dificuldade para andar e muitas vezes em cadeiras de rodas, ela mostra que faz questão de fazer compras em lojas de rua e manter seu dia com a agenda lotada. Para ela, se você deixa de fazer aquilo que está acostumado por causa da idade, simplesmente vai ficar esperando a morte.

Mais do que uma grande fashionista Iris é um exemplo de vida, de envelhecimento saudável e trabalho. Não deixe de conferir fotos do estilo excêntrico é maravilhoso dela abaixo.

Por Francisco Cassemiro 

Responder