A Fé do Sertanejo em São Francisco das Chagas e no Padre Cícero é imensa . As cidades de Canindé e Juazeiro ficam totalmente tomadas por romeiros que vão de todas as partes do nordeste. A  pé, de moto ou de ônibus devotos vão reverenciar a São Francisco e ao Padre que marcou época e fez história no nordeste brasileiro  .De acordo com a organização das festas , mais de um milhão de pessoas são esperadas em cada uma dessas cidades-santuário para uma das principais manifestações católicas da região.

Nesta segunda feira, 30, saíram de Picos 25 ônibus levando cerca de 1250 pessoas em romaria às cidades de Canindé e Juazeiro do Norte /Ceará. Esta peregrinação saindo de Picos , teve início em 1975.Foi idealizada pelo ex-prefeito , José Neri de Sousa e sua ex mulher Maria José Lavor Neri . De acordo com Zé Neri , muitos iam procurá-lo pedindo ajuda para se dirigirem ate os santuários. Foi aí que o casal teve a ideia de organizar a Romaria . Católicos , Zé Neri devoto de São Francisco e Maria José , de Padre Cicero, decidiram então , que a romaria incluiria as duas cidades. Como Zé Neri era empresário e possuía muitos caminhões , colocava-os todos os anos a disposição dos romeiros . Até o ano de 2013 a peregrinação era realizada em caminhões paus-de-arara. Nos últimos anos, os idealizadores disponibilizam ônibus para levar os devotos . José Néri faz questão de ressaltar que a romaria não é fruto de nenhuma promessa. “Naquele tempo eu era representante da Antárctica e nesse período as pessoas me procuravam para pagar a passagem deles para Canindé e Juazeiro. Então eu percebi que não me custava nada, já que tinha a frota da empresa e assim começou” – lembra.

A Romaria que já possui mais de quatro décadas, se tornou uma tradição que permanece firme e forte passando de geração à geração , como acontece na família de dona Rosa.

Com as vestes características de São Francisco, em sinal de devoção, dona Joanira  participa desta Romaria há mais de 20 anos.

Francilene de Oliveira conheceu a romaria após o casamento. Passou a participar trazida pelo esposo. O casamento acabou, mas a devoção ficou. Hoje Francilene traz filhas e netos.

Emocionada Francilene agradece aos realizadores da romaria e diz que ao chegar nos santuários dedica suas orações também ao ex prefeito Zé Neri, ao Deputado Nerinho e  seus familiares.

A concentração como de costume , acontece na Avenida Nossa Senhora de Fátima, bairro Canto da Várzea, onde os romeiros fazem uma oração antes de partirem pedindo proteção durante a viagem.

A  romaria  conta todos os anos com a participação do idealizador, José Neri de Sousa e de alguns de seus familiares , entre eles , O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, deputado licenciado Nerinho (PTB), que  desde 2005, é quem coordena o evento religioso.

Com o deputado Nerinho no comando, os romeiros viajaram por volta das 21h30 de ontem (30) . Seguiram primeiro para a cidade de Canindé, onde participam das celebrações de São Francisco das Chagas , em seguida, vão para Juazeiro do Norte para a Festa de Padre Cícero Romão Batista, retornando à Picos, dia 2 de novembro.

 

 

 

 

 

 

 

Responder