O Projeto Valorizar, lançado pela prefeitura de Picos e executado pela Secretaria Municipal do Turismo e do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico , tem como objetivo valorizar o trabalho dos artistas picoenses,tirando-os do anonimato.Para tal, foi disponibilizado um espaço no Centro Administrativo Waldemar Rodrigues de Sousa Martins ,localizado na Avenida Getúlio Vargas , destinado à exposição e comercialização das obras. A exposição acontece sempre na primeira semana de cada mês.

Foto: Portal O Povo

A feira é aberta ao público . O lucro é unicamente do artista, não há cobrança de nenhuma taxa. A ação expõe trabalhos apenas de pessoas de Picos.  O interessado faz o seu cadastro e obtém o espaço para divulgar suas criações.

A Artista plástica, Vanda Maria da Conceição, 44 anos, fala da importância da feirinha para todos os artistas. “Esse projeto veio na hora certa, pois mostra a divulgação de vários taletos que tem aqui na cidade de Picos, mas que estavam escondidos. Com esse projeto todos estão tendo a oportunidade de mostrar o que tem guardado em si”, ressalta Vanda.

Adonai Borrego, artista plástica, afirma que o programa termina complementando, promovendo uma interação e uma troca entre os artistas . “exatamente, tem o colega que trabalha com MDF, sendo que a maioria comprava fora ou pela internet, então a gente já supre essa carência aqui dentro mesmo, já compra com ele. É uma espaço que você encontra de tudo, tem colegas que troca ideias, isso é muito bom”, diz Adonai.

O Secretário do Desenvolvimento Econômico, Iata Rodrigues, fala entusiasmado sobre as metas atingidas. “A primeira edição reuniu pouco mais de 30 artistas, desta vez, já são mais de 100 pessoas mostrando seu trabalho.Na primeira exposição foi comercializado 18 mil reais , na segunda, terceira e quarta deu uma normalizada em torno de 13 a 14 mil, vem mantendo essa média, mesmo no momento que acontece vários feriados grandes ou meses que a economia não está ajudando, mas essas pessoas vem se mantendo”, comemora Iata.

Iata Rodrigues, Secretario do Desenvolvimento Econômico – Foto: Reprodução

Outros Projetos estão por vir

Segundo Iata Rodrigues, outros projetos estão sendo planejados para melhorar a economia, o turismo e o desenvolvimento tecnológico da cidade de Picos. “Nos tivemos o cuidado logo após assumir, de buscar frentes de trabalhos, aquilo que a gente já podia fazer de imediato, pois sabemos que toda projeção politica, ação pública ,precisa de um prazo de planejamento, orçamento e execução, mas aquilo que a secretaria poderia esta fazendo , a SEDET está dando o ponta pé inicial nas atividades”, afirma.

Por Wesley Monteiro⁠⁠⁠⁠

Responder