A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação Municipal de
Atenção à Saúde da Mulher, desenvolve, durante este mês, atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) voltadas para a prevenção do câncer de mama, como parte da campanha Outubro Rosa.
Segundo a coordenadora Municipal de Atenção à Saúde da Mulher Thaís Barros, serão realizadas rodas de conversa e palestras, com o objetivo de alertar as mulheres sobre o câncer de mama.
“Com essa ação, nós queremos estimular as mulheres a fazerem o autoexame rotineiramente e aquelas com idade a partir do 40 anos a fazerem a mamografia a cada dois anos. Aconselhamos elas se tocarem e a qualquer sinal de nódulo, procurar o médico”, disse Thaís Barros.
A coordenadora ressalta que o câncer de mama é o segundo que mais mata mulheres. A identificação se dá através da mamografia, ultrassom e o exame de toque. “Quando diagnosticado cedo, tem mais chance de cura. Além disso, pode ser prevenido com atividades físicas e boa alimentação”, esclarece.
“O nódulo nos seios não significa especificamente um câncer, mas é aconselhável procurar um médico”, acrescenta a enfermeira Thaís Barros.
 
Programação local
11/10 – UBS do bairro Morrinhos e Junco
16/10 – UBS do povoado Cristovinho
17/10 – UBS do bairro Paraibinha
18/10- UBS do povoado de Torrões
20/10 – UBS do bairro Catavento e povoado Fátima do Piauí
23/10 –  UBS bairro Belo Norte
24/10 – UBS dos povoados Saquinho e Samambaia
25/10 – UBS bairro Pedrinhas
Secretaria de Saúde de Picos | Coordenação de Comunicação Social
Jornalista responsável: Mayara S. Ferreira

Responder