A Prefeitura Municipal de Geminiano realizou na noite de ontem (24) em praça publica, o São João do Piseiro, com festival de quadrilhas, inaugurações de obras e shows com as bandas de forró Conexão FA e Fafá Santana.

Segundo o Prefeito Municipal, Herculano Carvalho, a festa atendeu a todas as expectativas e afirmou que pretende colocar essa data no calendário do município. “Com certeza, vai virar uma tradição o São João do piseiro, como também a festa do sete de setembro que já é tradição na cidade. Vamos só engradecer mais esse São João”, ressalta o Prefeito.

A festa  aconteceu numa das principais avenidas da cidade, Nossa Senhora Aparecida, que recentemente passou por uma reforma, para receber o São João e outras festas comemorativas na cidade.

O Secretario Municipal de Cultura, Fabio Araujo, responsável pela organização da festa , fala entusiasmado por está resgatando a cultura da cidade, através do São João. “Nós ficamos muito felizes, por estarmos realizado essa festa depois de muitos anos que não acontecia, estamos tentando ressuscitar a cultura de Geminiano”, afirma o secretario.

A festa chamou atenção de toda a população que estava presente na avenida Nossa Senhora Aparecida, pela organização, segurança, barracas com uma variação de comidas tipicas e bebidas em geral, espaço para toda a família e o festival de quadrilhas que arrancou vários sorrisos do publico presente.

A jovem, Viviany de Moura Brito, 19 anos, natural da cidade de Geminiano fala sobre a organização do São João do Piseiro. ” O Festival de Quadrilha foi um ótimo evento, muito bem organizado, trouxe de volta à cidade uma tradição que estava se perdendo. Foi possível observar que agradou muito a população”, diz Viviany.

O festival de quadrilhas contou com oito apresentações de vários povoados da cidade, com uma premiação em dinheiro de 800 reais, para o primeiro lugar, 400 reais para o segundo, 200 reais para o terceiro e uma premiação de 200 reais para o casal destaque.  As quadrilhas que se apresentaram foram:

Sacode a saia, do Assetamento Barreiros;

Explosão do sertão, da sede;

Tô arretado, povoado Milhãs;

Explode coração, povoado Muquém;

Filhos do sertão, povoado Samambaia;

Gigantes do união, povoado Assentamento União;

Pisa na fulô, Povoado Cacimbinha;

Arraiá dos gatões, povoado Assetamento Agrovila.

No final da disputa, os jurados computaram os votos, que resultaram nas classificações : em primeiro lugar, quadrilha explode o coração, do povoado Muquém, que também levou o premio do casal destaque da quadrilha, segundo lugar , gigantes do união, Assentamento União e terceiro lugar a quadrilha explosão do sertão, da sede. Lopos após o festival teve inicio os shows com as bandas de forró Conexão FA e Fafá Santana até amanhecer o dia.

Por Wesley Monteiro

 

Responder