A Tradicional festa de São João, também é comemorada aqui na Espanha . A fogueira,os fogos  de artifício e as comida tipicas fazem a festa da garotada. No lugar das comidas de milho encontramos as tradicionais cocadas de São João, as mais típicas de creme e frutas cristalizadas e de frutas secas com pinhões.

Em alguns locais a festa e mais animada ,como Alicante. Onde é uma semanas de festa, do dia 19 a 26 são festas pelas ruas, fecham as principais ruas do centro, montam barracas, musicas e as fogueiras gigantes(que são bonecos). A festa começa as duas da tarde com uma competição de fogos. São 15 minutos de barulho.

Ao longo dos dias de festa, há uma extensíssima programação, tais como desfiles , cavalgadas, ofertas, corridas de touros, atrações musicais e campeonatos  esportivos. Na festa de rua a gente pode almoçar, jantar e dançar nas barracas.

Na noite de São João dia 24 é dia de queimar todas as figuras gigantes que são confeccionadas e expostas pela cidade , a meia noite começa a queima.

No dia 25 começa a competição de fogos artifíciois. A festa sai do centro e vai para praia onde tem um concurso de fogos .

Os festejos  de  São João , são as principais festas de Alicante, declaradas oficialmente de Interesse Turístico Internacional, sendo as suas origens muito remotas já que o costume de queimar objetos, a dançar em torno de uma fogueira com a chegada do solstício de verão, perde-se na noite dos tempos.
Tais festas organizadas com todas essas peculiaridades  datam de 1928, sendo o seu impulsor José María Py y Ramírez de Cartagena.

Por Patricia cassemiro

 

Responder