A Secretaria Municipal de Cultura realizou na noite de ontem na praça Josino Ferreira , a quarta edição do projeto “Arte em toda parte” . A Secretária Marília Bezerra falou sobre este e outros projetos que estão sendo implementados pela pasta .

O projeto acontece mensalmente, a temática são as datas comemorativas de cada mês. Este mês de Agosto foi enfocado o dia do Folclore , com apresentações de ritmos musicais, danças, culinária , lendas, literatura de cordel , repentes , poesias , entre outras manifestações culturais . De acordo com a coordenadora do projeto Arte em toda parte , Samid Yngred, a ideia é reunir os artistas locais abrindo um espaço para que eles possam divulgar e expor seus trabalhos .

O Poeta, Escritor e Membro da Academia de Letras da Região de Picos, ALERP , José Osvaldo Lavor, mostrou um pouco do seu trabalho em cordel e falou sobre essa iniciativa da Secretaria de Cultura.

O Poeta e Repentista Barrazul também mostrou um pouco do  seu trabalho.

Durante o evento foram relembradas algumas cantigas de roda. As crianças deram as mãos e soltaram a voz ao som do “atirei o pau no gato” entre outras cantigas.

Os adolescentes que fazem parte do grupo de teatro do CRAS, do bairro Parque de Exposição, da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, encenaram a lenda do Boto Cor de Rosa que é muito popular, fazendo parte do folclore amazônico e brasileiro. Diz a lenda que o Boto sai dos rios amazônicos nas noites de festas juninas e com um poder especial transforma-se num lindo jovem vestido com roupa social branca. Com seu jeito galanteador e falante, se aproxima das jovens solteiras seduzindo-as.

As meninas do Bale da Secretaria de Cultura e do CRAS abrilhantaram a festa

A capoeira que é uma expressão cultural que mistura arte marcial, esporte ,cultura popular e musica também marcou presença no evento.

A Culinária se fez presente e se destacou através dos bolos, salgados e comidas tipicas apresentadas pelas mãos de fadas de Cidinha e Conceição .

O Evento contou ainda com a apresentação belíssima da Banda de Música da Prefeitura.

E com a presença da Secretaria de Saúde,  através do espaço saúde .

Por Edilene Ramos

Responder