Incentivar a integração regional e o desenvolvimento na área do Baixo Parnaíba e promover o turismo na localidade, rica em recursos e belezas naturais.

Esses são os objetivos do projeto (PLS 309/2011) do senador Ciro Nogueira (Progressistas) que prevê a criação da Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento e institui o Programa Especial de Desenvolvimento do Baixo Parnaíba.

A proposta abre caminho para a criação de políticas sustentáveis de desenvolvimento do potencial turístico e de promoção do crescimento econômico de uma região que engloba 19 cidades do Piauí e sete municípios do estado do Maranhão.

De acordo com Ciro, a criação da Região Administrativa Integrada vai permitir a inclusão desses municípios no Orçamento Geral da União e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, o que vai possibilitar o acesso aos investimentos federais.

“Essa medida vai possibilitar que os governos federal e estadual tratem do desenvolvimento dessa região de forma unitária, destinando recursos que poderão ser aplicados em geração de emprego e renda e no fomento ao turismo”, destaca.

O senador também destinou mais de R$ 10 milhões em emendas para serem aplicados na melhoria da infraestrutura turística em diversos municípios do Piauí. No Senado, Ciro integra a Frente Parlamentar Mista que tem o objetivo de incentivar o turismo nos estados e municípios brasileiros, além de acompanhar as pautas de interesse no Congresso Nacional.

A discussão de medidas para alavancar o turismo no Piauí tem sido tema de diversas reuniões de Ciro nos ministérios e órgãos do governo e do setor privado. Nesses encontros, o parlamentar busca recursos, leva demandas e discute projetos prioritários para o setor no Piauí.

Nesse sentido, pode-se citar a busca por parceria com a CVC, maior operadora de turismo da América Latina, para incluir o Piauí nas rotas de viagens da agência. A proposta vai contemplar novas possibilidades de turismo no estado que já faz parte da “Rota das Emoções”, roteiro que tem início (ou fim) nos Lençóis Maranhenses, no Maranhão, passa pelo Delta do Parnaíba e pelo litoral do Piauí até chegar à Vila de Jericoacoara, no Ceará.

Em reuniões no ministério do Turismo, Ciro também buscou recursos para realizar obras em São Raimundo Nonato, cidade onde fica a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas, situados no Parque Nacional da Serra da Capivara. Com grande potencialidade turística, a região é anualmente visitada por pessoas em busca de pesquisas e de conhecimento sobre o surgimento do homem.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ascom

Responder