Momento do Curso – Foto: Mayara Ferreira

Teve inicio nesta quinta feira (02) e segue até amanhã , a capacitação de testes rápidos para os enfermeiros das UBSs de Picos, Clisam e CTA, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI).

O objetivo é capacitar 45 enfermeiros de 36 UBSs da cidade de Picos, Clínica Integrada de Saúde da Mulher (CLISAM) e CTA , para testes rápidos que serão realizados  e acompanhamento dos pacientes que tiverem os resultados dos exames positivos.

Foto: Mayara Ferreira

A capacitação acontece no auditório da FUNASA, que fica localizado no Bairro São Vicente. A SESAPI disponibilizou uma equipe de cinco enfermeiros da capital para o curso. Desde 2014 acontecem essas capacitações aqui em Picos.

Foto: Mayara Ferreira

A coordenadora Municipal da Atenção Básica à Mulher de Picos, Thais Barros, explica como é o treinamento. “Estamos com uma equipe de cinco pessoas do Governo do Estado, para capacitar os profissionais da atenção básica, o pessoal do CTA e os enfermeiros da Clisam. É de suma importância essa capacitação em testes rápidos, que tem como objetivo descentralizar esses testes do CTA para a atenção básica”, afirma Thais Barros.

Segundo a coordenadora estadual de Doenças Transmissíveis, Karina Amorim, essa descentralização irá ajudar a desafogar o Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos (CTA), na realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, que atualmente são realizados no CTA.

“Esses testes são feitos no momento, no CTA, mas lá é um espaço voltando para a população mais vulnerável. Na verdade, esses testes devem ser implantados nos serviços da saúde para toda a população, para ser oferecido na rotina. É aconselhável que todos que tenham uma vida sexual ativa, façam essa testagem”, explica Karina Amorim.

coordenadora estadual de Doenças Transmissíveis, Karina Amorim – Foto: Mayara Ferreira

No primeiro momento está sendo realizada a parte teórica, que inclui testes rápidos e aconselhamentos pós-teste. Logo após, vem a parte prática, com testagem entre os profissionais. No inicio, os testes serão disponibilizados em cinco UBSs, mas a meta é atingir todas as Unidades Básicas de Saúde de Picos até o final deste ano.

Foto: Mayara Ferreira

Por Wesley Monteiro

 

Responder