REFLEXÃO

UMA AMIGA ME FALOU UM TANTO ANGUSTIADA, QUE TEM CONFLITOS COM A IDADE E COM A VELHICE….
Eu convivo muito bem com a minha idade

Existem pessoas que se abatem com a depreciação do físico, do corpo.
A VELHICE…..

As doenças atingem a alma, quando as preocupações com a idade vem chegando, quando a velhice chega vem a busca pela luz, a busca da imortalidade.

Ser Jovem as vezes não é um estado físico.
Há jovens que transmitem reflexos de um coração repleto de tristezas e amarguras.

A VELHICE hoje deixou de ser um prenúncio do fim de linha, por essa razão é usada a expressão mais sutil, TERCEIRA IDADE.

Tentem uma renovação INTERIOR.
De que adianta ter juventude cronológica e não exteriorizar a beleza ESPIRITUAL.
Seria saudável viver longe do “cupim” do desânimo, da inércia e do desencanto pela vida.
Expulsar as AMARGURAS, SOMBRA NEGRA, PENSAMENTO DE DOENÇAS, ENFERMIDADES, dando espaço para a ALEGRIA, ENTUSIASMO, PARA APROVEITAR OS BONS MOMENTOS.

CRÍTICA CONSTRUTIVA

Há muito tempo que as pistas laterais da BR 316, do trecho correspondente ao Bairro Bomba até Paraibinha, estão intrafegáveis. Um verdadeiro caos, cheias de crateras.

Agora resolveram tomar providências. Só não entendo porque, em vez de iniciar esses reparos pelas laterais, começaram pela pista central, deixando o trânsito de uma BR movimentada, bem complicado. Será que o Engenheiro responsável , não encontrou uma maneira, uma solução mais viável para descomplicar a obra para a passagem dos transportes? E só mais um questionamento para o responsável, não tem como agilizar o serviço ? Que para piorar as coisas, está lento e causando transtornos também para os comerciantes das margens da BR. Alguns já estão revoltados!

Por que essas obras em Picos só são percebidas próximo as eleições ? Porque será que só nessa época enxergam as buraqueiras?

DESTAQUES DA SEMANA

Esse quadro é a pedido dos leitores, analisamos os bons serviços prestados à sociedade.

MARIA DO CARMO BARROS, Professora aposentada do Estado.
Autêntica e determinada em tudo que faz.
Concluiu o Curso Sequencial de Saúde Pública.
Faz parte da Diretoria do Abrigo Dos Idosos de Picos, Joaquim Monteiro, como voluntária.
É Vice Presidente da Confraria do Carmo.
É uma mulher de muita fé.
Tudo que exerce é com magnitude, com seriedade e responsabilidade.
Tem quatro filhas, Jussandra, Josiane, Jussiane e Jamylla. Duas enfermeiras e duas Odontólogas e dois netos.
A ALEGRIA é a sua característica essencial.A Eficiente odontóloga MARIA DOS REMÉDIOS VELOSO, é Especialista em Odontopediatria pela FOP, em Recife/Pe.
ORTODONTIA, pelo CEOPE em Recife.
IMPLANTODONTIA, ABO em Tetesina/ Pi.
Atualmente fazendo o Curso de HARMONIZAÇÃO OROFACIAL, na ODONTOPARTS em São Paulo.
Tem dois filhos, Igor Veloso Ribeiro, Procurador em Rondônia e Yuri Veloso Ribeiro, formado em Odontologia e atualmente fazendo Medicina.
É uma mulher guerreira, dinâmica e vencedora.
Tem como objetivo, construir e reconstruir sorrisos de forma que muitas pessoas possam se sentir felizes e integradas com a arte de viver sorrindo. Ela traz mais alegria para seus pacientes e para os que estão a sua volta.

O Médico, CLEITON BARROS, é um grande SER HUMANO. Consciente nas suas atitudes e ideais. Eficiente e sempre antenado com as mudanças .
Fez residência médica em infectologia pela UFPI em Teresina-PI e especialidade em Geriatria no RJ.
Trabalha no Hospital Regional Justino Luz.
Casado com a belíssima advogada, Elayne Sá Barros, têm duas lindas filhas, Maria Valentina e Maria Julia.
Atuante na política, é vice -Prefeito de Paquetá do Piauí.

Destacamos essa semana o querido casal de Médicos, Dra. MÁRCIA CHRISTINA, Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco.Residência em Clínica Médica no Hospital Barão de Lucena /PE . Residência em Cardiologia no Hospital Universitário Oswaldo Cruz/UPE .E Dr. NAYDELTON MOURA. Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco. Residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem no Hospital Barão de Lucena /PE .
Sempre imbuídos de firmeza, caráter e senso humanísticos, têm excelente atuação na Saúde da cidade. Garantem sempre a satisfação dos pacientes que procuram atendimento na Medcenter . O casal tem dois lindo filhos, Daniel e Carol.

Ainda DESTACO essa pessoa que não é picoense, o Coronel HEBER MOURA, do Hospital Militar de Fortaleza. Mas me permitam destacar pelo profissional humano que é, sabe ouvir e tenta solucionar os problemas do próximo. Com atendimento humano que vai muito além da sua boa educação, faz o diferencial. ATENDER BEM É SERVIR.

Quero DESTACAR também neste espaço, um fato que vale a pena ser relatado, a 1ª cirurgia eletiva de revascularização realizada no interior do Piauí, ou seja, em nossa querida Picos !! Foi uma cirurgia de revascularização da perna ( enxerto de ponte safena).  E claro, DESTACAR a Equipe Médica:
Cirurgiã principal: Dra RAQUEL RUFINO 
1º cirurgião auxiliar: Dr. JOSÉ ALMEIDA LEAL
Anestesista: Dra DANILA 
Técnico cirúrgico: GERALDO AUGUSTO

PAINEL DOS ANIVERSARIANTES
Parabéns… Muitas Felicidades.!!
Que a ALEGRIA, A HARMONIA E A PAZ, esteja sempre presente na vida de cada um.
Abraços.

UM ANINHO…!!
A festa de Um Aninho da Princesa CLARISSA foi linda e animada. Encantou a todos os presentes. Ela é filha do advogado, Daniel Rego Lopes e da atuante Psicóloga, Kysley Sá Urtiga. Os avós José Antonio e Luizinha vivenciaram esse momento lindo ao lado das filhas, genros e netos.

Hoje mudando de idade, a querida CONDEUSA SANTOS…Formam um belíssimo casal.

Aniversariando o amigo PEDRO MOURA, muito querido na Sociedade Picoense.

Parabéns, meu Primo, KENNEDY BRAGA.
Muita Saúde, Paz, Luz e Suce$$o. Tenho grande carinho por você.

O meu querido amigo, SEVERIANO NETO, mudando de idade.
Tem um grande círculo de amigos, é muito querido. Comunicativo, animado, educado e alegre. Muitas vibrações positivas pra você amigo.

PARABÉNS VANESSA!!
Fico atônita, até atordoada,com a velocidade com que o tempo passa.
Hoje minha neta Vanessa completa 13 anos.
Que continue essa garota estudiosa, responsável, meiga, amiga e carinhosa.
Descubra o caminho a seguir, sua vocação, não permita que ninguém desvie o caminho traçado.
Beijos!

21 ANOS DE UNIÃO…

BODAS DE ZIRCÃO, comemorando hoje a data, a Bioquímica CRISTIANE BARBOSA e o Fisioterapeuta YURI.
Casal transparente, vivenciam a vida Cristã.
O AMOR, O CARINHO, RESPEITO E A CUMPLICIDADE, são fatores que constituem uma família feliz.
Trabalham na CLINICA FISIOLAB, Clinica de Fisioterapia e Laboratório RUI BARBOSA ĎE MOURA. Tem dois filhos, Ruy Neto, faz Engenharia civil na Universidade federal da Paraíba e Yan estuda o 3° ano do ensino médio

Parabéns!!!

Com a alegria dos aniversariantes me despeço. Ótimo fim de semana à todos. Bom descanso pra quem é de descanso,boa diversão para quem é de animação !! Até a próxima semana !!

por Graça Formiga

16 comentários

  1. Li atentamente sua coluna “SOB MEU OLHAR” e a sua reflexão de hoje foi muito oportuna, porque nos encoraja, nos incentiva a viver essa fase da terceira idade com mais entusiasmo.
    Parabéns também pela prestação de serviço feito aos picoenses.

  2. Entendo que a questão da idade diz respeito ao estado de espírito poder encarar os diferentes ciclos da vida, com aceitação e serenidade e em todos eles buscar a realização pessoal, a serenidade e a felicidade. No ciclo da terceira idade podemos curtir a vida com mais leveza, pois as nossas responsabilidades com a família foram reduzidas, a nossa maturidade se aproxima do topo, nos deixando liberadas para experiências inovadoras, que nos possibilitam voar mais alto. É assim que encaro, é assim que me sinto, é assim que procuro viver.
    Deixo aqui a minha contribuição sobre esse tema tão interessante. Parabéns Gracinha! Você foi top! Abr.

  3. Amiga Graça Formiga, Encanta-me a complexidade deste teu ladoartístico/jornalistíco/analítio/
    Reflexivo/crítico/social-Comunitarista!
    Sobre o tema “envelhecer, realmente, é um desafio! Comecemos pelo lado bom: maturidade, tranquilidade, não nos inquietamos mais com bobagens e não nos importam mais frivolidades e superficialidade. Somos mais corajosas, seletivas e sábias. Aprendemos a lidar com perdas e impossibiliddes e isso é maravilhoso.Agora, valorizamos mais a vida, a família, os amigos e o tempo. AEntretanto, aproximar-se da finitude, mete medo…As dores diversas, (coluna, pernas, diminuição da flexibilidade), apenas para citar algumas, estão mais presentes.. O espelho nos mostra nossa decadência e mudanças desvantajosas…Emocionalmente, muitas conquistas e aprendizado, mas a solidão pode ser mais resistente! Saídas? São muitas: afeto familiar, espiritualidade, amizade, diversão, viagens, sobretudo, grupos de convivência e partilhas significativas, sao importantes. Ah, o Amor, o sonho e a fantasia não envelhecem! Um grande abraço!

  4. Amiga Graça Formiga! Parabéns pela riqueza e complexidade de seus muitos talentos! O tema: “envelhecer” é sempre um desafio! Como todos as fases da vida, tem belezas, especificidades e ganhos e perdas. Nosso ciclo vital simplificado em fases de Evolução, Maturidade e Involução, nos mostra a inexorabilidade de que será a última etapa! São muitos os ganhos: maturidade, sabedoria, mais simplicidade, maior valorização e realização com a família e os amigos, um ciclo de afetividade e apoio, menos inquietações com o futuro, até porquê, este já é bem menor do que o passado. O presente, é a dádiva, a graça de ser feliz! Entretanto, vem o medo da morte, que já não parece tão distante. O espelho denuncia e reflete o desgaste dos anos e das emoções vividos. Mostra -nos o inevitável: nossa decadência física e finitude. Isso dói. Agride. Desfigura. Trás a saudade do que fomos. Duas opções: assumir ou negá-la. Grande decisão e requer altos investimentos,quer com a saúde, ou com a beleza, e com os dois!
    Saber que o Amor não envelhece, que sonhar pode ser realizar, que a solidão pode ser um encontro com nosso Eu mais profundo e com Deus, produz novos sentidos e Estados de espírito. A esperança não pode ir embora antes do adeus. A caridade, para com nossos corpos e para o próximo, produzem felicidade em qualquer idade. Um grande abraço!

  5. Escrever com elegância e inteligência, uma arte dominada apenas pelos sábios. O que podemos dizer da colunista Graça Formiga, uma escritora que mantem a graça de uma menina, o encanto de uma jovem e a sabedoria de uma mulher, que é capaz de escrever para qualquer idade sem ser enfadonha ou vazia de conteúdo.
    Essa é a Gracinha Formiga que aprendir a respeitar quando era seu aluno, e a adimira-la quando me tornei homem.

  6. Escrever com elegância e inteligência é uma arte dominada apenas pelos sábios. A colunista Graça Formiga, é uma escritora que mantem a graça de uma menina, o encanto de uma jovem e a sabedoria de uma mulher, que consegue escrever para qualquer idade sem ser enfadonha ou vazia de conteúdo.
    Essa é a Graça Formiga que eu aprendi a respeitar quando era seu aluno, e a admira-la quando me tornei um homem.

  7. Excelente reflexão!!
    De fato, nossa carne com o tempo vai envelhecendo.. deixando marcas
    Mas se alimentarmos e fortalecermos nosso interior, nosso espírito, ah.. esse permanecerá jovem e radiante!!
    Parabéns pelo texto

  8. Excelente reflexão!!
    De fato, nossa carne com o tempo vai envelhecendo.. deixando marcas …
    Mas se alimentarmos e fortalecermos nosso interior, nosso espírito, ah.. esse permanecerá jovem e radiante!!
    Parabéns pelo texto

  9. Concordo com vc D. Gracinha! A idade vai não do tempo cronológico e sim da cabeça do ser humano. Conheço pessoas de 55 anos de uma cabeça abrilhantada de idéias renovadas e jovens com idéias de pensadas de um ancião. Eu amo a minha idade 54 anos e não troco por certos jovens de 25. Bjus D. Gracinha!

  10. Você tem o talento de falar sobre o TEMPO como o ingrediente necessário para a sapiência humanos nos anos vividos com o se revitalizar diante dos acontecimentos.
    Cada personagem é inusitada por suas vivências enriquecidas do caminhar pelos anos, sem deixar de saborear cada passagem como também renovar com o saber que sempre se propõe a crescer.
    Você é prova viva desse percalço do sempre crescer pelo que se propõe a fazer, a exemplo disso está a sua belíssima trajetória do escrever buscando a leveza do SER de cada integrante da história de suas personagens. Você se refaz de menina à mulher que percebe um mundo encantador no falar, no sentir e no elaborar suas ideias.
    Parabéns por ter a leveza e a maestria no falar e no sentir o mundo!!

  11. Refletir sobre envelhecimento é a melhor forma de nos prepararmos para essa etapa das nossas vidas.Somos todos,desde que nascemos os “idosos do amanhã”.A grande questao é exatamente a melhor forma de chegarmos lá.
    Você mais uma vez está de parabéns pela abordagem e principalmente por nos
    revelar a forma como encara essa etapa com a tranquilidade de quem vive intensamente cada momento que a vida te proporciona..Deixo aqui o meu abraço de eterna admiração.

  12. Refletir sobre o envelhecimento é a melhor forma de nos prepararmos para essa etapa das nossas vidas.
    Desde que nascemos somos os futuros idosos do amanhã. A grande questao é chegarmos lá da melhor forma possível. Você mais uma vez está de parabéns pelo tema de grande relevância e principalmente por expor sua forma própria de encarar essa etapa das nossas vidas com leveza e tranquilidade de quem sabe viver com intensidade e amor.
    Deixo aqui meu abraço de eterna admiração.

  13. “A alma é um bem que nunca envelhecerá”. Acredito que o culto e idealização da beleza do mundo contemporâneo em que ser jovem e bela fisicamente é quase uma obrigação, principalmente para a mulhe, envelhecer é para os fortes, para quem adquiriu maturidade, pra pessoas emocionalmente inteligentes que sabem encarar a vida como ela é.

Responder