TURQUIA- Um país entre a Europa e Ásia , sua cidade mais famosa, Istambul, é construída em dois continentes, que se dividem apenas pela ponte de Bósforo.

Istambul tem um comércio moderno e de grandes marcas que são comercializadas por um bom preço, nas lojas de maquiagem, encontrei os menores preços até hoje, fora dos EUA. E depois de visitar seus mercados com especiarias, café, cashmere, artigos de decoração, com belos jogos de chá … uma das melhores partes… almoçar onde frequenta os nativos, um lugar que se chama ciçek pasaji, fica numa rua do centro, onde a maioria do comércio é de restaurantes. O lugar é um charme por dentro, imperdível… em um corredor se encontra vários restaurantes com suas iguarias que vão muito além dos conhecidos kebabs ( churrasquinho grego como são chamados no Brasil)

Depois  do almoço, ainda nas ruas do centro, o costume é tomar um bom chá e fumar um aguile, xixá por aqui, esses grandes pitos para fumar e geralmente o fumo é de frutas seca, banana, maça, morango….relaxante..ah! para os seguidores das cervejas, aqui é fácil lembrar e pedir EFES PILSEN, uma das marcas mais conhecidas e é o mesmo nome do grande time de futebol…

Benjamin Valcárcel. foto: Patricia Cassemiro

CURIOSIDADE- Na cidade turca chamada Efesus, próximo a Izmir, existe um dos principais acervos da era clássica grega fora da Grécia, entre as ruínas bem conservadas, um banheiro Social onde os homens, vale salientar, sempre vão juntos para falar principalmente de política. Agora, diante do fato histórico, quem vai dizer a piadinha de mal gosto que mulher vai junto para balançar a outra?¿¿? ou para fofocar sobre o resto da mesa ??¿ quando surgir conversas desse tipo, as mulheres podem dizer que se trata de um encontro quase “reservado” para alinhavar novos acordos e apoios políticos, faz parte da história da humanidade! 

Banheiros Sociais gregos construídos em Efesus. foto: Benjamin Valcárcel

De maioria muçulmana, aqui existem mesquitas belíssimas, entre elas a mais famosa, mesquita Azul, que a cada dia recebe centenas de visitantes. Como sabemos , em todos os templos muçulmanos, se aconselha às mulheres não irem expostas (short, mini saia) e a cobrirem a cabeça. Eu fui com um estilo mais muçulmano ainda….preferi esse véu que cobre também todo o rosto. Aqui tudo é coberto de tapetes e como é obrigação que se tire dentro das mesquitas os sapatos, tem um cheiro quase insuportável de suor dos pés de todos, mas vale salientar que fui na época do ramadá e no verão, ou seja, na época do maior número de visitantes e muçulmanos, consequentemente, mais e mais suor…risos.

Patrícia Cassemiro. foto ; Benjamin Valcárcel

A Turquia é cheia de surpresas, aqui em um local bem simples, na cidade de Izmir, existe uma pequena casa com um grande peso atrativo e religioso. Dizem que foi nessa casa que Maria, mãe de Jesus, trazida pelo apóstolo João, se refugiou em retiro após a morte de seu filho e passou o resto da vida. Vale visitar, é uma humilde casinha de pedra onde vários fiéis e turistas fazem fila para entrar, vocês devem saber que os muçulmanos tem um grande respeito pela figura de Maria, apesar de não serem cristãos.

foto ; Benjamin Valcárcel

Esse país atualmente só não entra na comunidade européia, pelas leis  de pena de morte que vão de encontro aos direitos humanos. Diferente do que as vezes imaginamos, não é por falta de condições econômicas, pois é um país de classe média e média alta.  Apesar de ser um país muçulmano e ter 90% de seguidores, aqui as mulheres são mais livres e tem mais direitos, vão a universidade, dirigem, mas não é difícil cruzar com alguma burca no meio da rua.

Algumas cidades conservam um acervo das invasões gregas e romanas inacreditável .Este é um país de muitos perfumes e muitos sabores, de um colorido lindo! você deve levar para casa um pouco de curry, açafráo, páprica…e guardar a memória de um país que é tão moderno como a Europa e tão exótico como a Ásia muçulmana. ALA SALAMALECUM…para todos! E até nossa próxima viagem !!

Patrícia Cassemiro

Responder