Em todo o país, o mês de Agosto é dedicado a Vigilância Sanitária, cujas ações visam promover e proteger a saúde da população, eliminando, diminuindo ou prevenindo riscos à saúde, além da intervenção nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da área.

O  Dia Nacional da Vigilância Sanitária é comemorado em 05 de agosto, porém as ações alusivas a data se estendem durante os 31 dias do mês. Como parte destas ações, a equipe da Coordenadoria Municipal da Vigilância Sanitária (VISA), promoveu uma blitz educativa com distribuição de panfletos informativos e visitas aos estabelecimentos comerciais da praça de alimentação do Picos Plaza Shopping .

De acordo com o fiscal Evilásio Dantas, em Teresina e outras cidades do estado foram realizadas ações comemorativas e o município de Picos resolveu fazer uma blitz educativa, trazendo esclarecimentos à população, clientes e funcionários do Picos Plaza Shopping que trabalham com alimentação, que é um campo de atuação da vigilância sanitária. “Nós trouxemos panfletos mostrando a nossa atuação na parte educativa, abordagem no comércio, eventos que nós fazemos ao longo do ano, mérito sanitário que é a nossa culminância anual com premiação dos melhores do ano. Então as pessoas vão obter informações acerca do nosso trabalho e ao mesmo tempo nos trazer esse feedback. O primeiro momento no Shopping aconteceu na semana passada com ações de inspeção e fiscalização, trabalhando a parte educativa com os proprietários. ” esclarece Evilásio.

A Coordenadora da Vigilância Sanitária, Rita de Cássia, lembrou a população que a VISA é parceira de todos os donos de estabelecimentos comerciais, seja no segmento de alimentos ou de saúde. ” Com esse evento nos estamos querendo mostrar para a população picoense a importância  e  o trabalho da vigilância em si, queremos que a população conheça profundamente o trabalho que a vigilância faz , quais são as suas ações.”

Rita frisou ainda que a vigilância trabalha com a segurança da população visando mais qualidade de vida.” Como a atuação da vigilância não se restringe apenas a questão alimentar, todos os segmentos da saúde também são fiscalizados pela vigilância sanitária e queremos chamar a atenção para todos os cuidados que os pacientes devem ter quando forem fazer exames , quando forem ao dentista, enfim chamar a atenção para os direitos do paciente.” A coordenadora ressalta  que o intuito ” é proporcionar a população de Picos uma saúde de qualidade, atuando no diagnostico, nas clínicas, postos de Saúde e em qualquer situação que precise dos nossos serviços”.

A Vigilância Sanitária fica na Rua Coronel Antônio Rodrigues, nº 86, centro. Está disponível à população para denúncia, realizações de palestras ou outros serviços à cargo da VISA.

Por Edilene Ramos

 

 

 

Responder