Olá Divas Marombas,

É isso aí, está chegando a festa mais agitada do ano aqui no Brasil. São quatro dias de pura diversão e a maioria das pessoas não consegue deixar esta data passar em branco, e nem podiam! Há várias maneiras de comemorar: pode ser em clubes fechados, na praia, na rua, nos blocos, em trios elétricos, enfim, independente de onde for, tem que ter muito pique!

E, para que a energia não acabe antes do fim da festa, nada melhor do que tomar alguns cuidados com a alimentação e a hidratação, afinal de contas, por mais que não se perceba, o esforço é intenso e exige muito das nossas condições físicas.

Como se sabe, uma das bebidas mais consumidas nesta época são as alcoólicas e, com a desculpa de que “tudo é festa”, as pessoas tendem a exagerar. Além de passarem horas sem se alimentar, abusam do álcool, gerando os tão famosos sintomas de náuseas, vômitos, dor de cabeça, desmaios. É o verdadeiro porre e ressaca! Calma! Não estou querendo cortar a sua onda, mas apenas dar alguns toques para que você não caia nesta bobeira!

Para saber como enfrentar esta maratona, dê uma olhada nestas dicas que o Cyber Diet preparou especialmente para você!

Antes da festa

· Comece a se hidratar com antecedência! Dê preferência à água e aos sucos naturais, consumindo de 2 a 3 litros diariamente, já que os refrigerantes apresentam um baixo poder de hidratação.

· Mantenha uma alimentação variada e balanceada, diminuindo a ingestão de alimentos ricos em gordura, principalmente animal, e de frituras em geral. Dê preferência a alimentos ricos em carboidratos (pão, macarrão, batata, frutas) para que tenha bastante energia na hora da festa.

· Consuma muitas frutas e verduras, principalmente na forma de saladas, para que seu organismo esteja com os níveis de vitaminas e minerais em dia.

· Consuma carnes magras como filé de frango, de peixe ou peito de peru.

· Pratique atividade física, principalmente aeróbica, para aumentar a sua resistência física e aguentar até o último minuto!

Durante a festa

· Hidrate-se a todo momento! Isto porque a perda de água através da transpiração é muito intensa e, junto com ela, perdem-se muitos eletrólitos, como sódio, potássio, magnésio e cloro. Neste caso, é interessante o uso de isotônicos, já que possuem concentrações de eletrólitos semelhantes ao sangue humano fazendo com que ocorra uma rápida absorção de líquido.

· Caso consuma bebidas alcoólicas, o faça com moderação e nunca com o estômago vazio. Além de muito calóricas (cada grama de álcool fornece 7Kcal), quando em excessos pode levar a quadros de hipoglicemia, especialmente se estiver em jejum. Acostume-se, também, a intercalar as bebidas alcoólicas com muitos goles de água!

· Alimente-se durante a festa, consumindo alimentos leves. Para facilitar, leve barrinhas de cereais ou então beba sucos de frutas. Desta forma, estará repondo a energia gasta na folia.

· Não consuma frituras, pois por apresentarem um alto teor de gordura, podem dar a sensação de estômago pesado e de moleza.

Após a festa

Para os que exageraram, este é o dia da ressaca! Para melhorar os sintomas de mal estar, nada melhor do que:

· Repousar bastante.

· Tomar muita água e suco de frutas durante todo o dia, já que o álcool pode levar a uma desidratação e queda dos níveis de glicose.

· Beber chás, como por exemplo, o chá de carqueja, que apresenta propriedades protetoras do estômago e do fígado; ou o chá de boldo, que facilita a digestão e ajuda na recuperação do fígado e da visícula biliar.

· Consumir uma alimentação leve e rica em carboidratos, com muitas frutas e verduras. Dê preferência às sopas e caldos, evitando, principalmente, alimentos muito gordurosos.

· Manter uma alimentação rica em fibras para melhorar o trânsito intestinal.

Vamos aproveitar a festa ao máximo, curtir com muita alegria e Saúde!

Ótimo carnaval minhas Divas,

Por Sheylla Alencar

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